PREFEITURA DE SALVADOR
Projeto de Despoluição Visual
A compreensão do Espaço, do Espírito de Cidadania
e do Amor à Cidade
O cuidado com a imagem urbana induz o cidadão à conscientização do respeito e dignidade consequentes do seu reconhecimento do esforço e da seriedade do poder municipal em estabelecer condições para seu uso de pleno direito do espaço público. É dentro desse contexto que percebe-se a importância de um projeto integrado de controle do aspecto visual e da identificação urbana, consolidando a imagem da municipalidade integrada à compreensão do cidadão, criando as bases legais para aplicação de normas que balizem a participação da comunidade.
O resultado do trabalho ofereceu um conjunto de proposições físicas e institucionais aplicáveis aos engenhos publicitários, através da definição, especificação e normatização dos elementos passíveis de serem licenciados pela Prefeitura, de modo que, esse Termo de Referência subsidiasse o Projeto de Lei / Regulamentos para a utilização de engenhos publicitários na cidade.
Os exemplos de engenhos publicitários abaixo ilustram as situações anteriores ao Projeto de Despoluição Visual e a partir do momento do enquadramento desses engenhos às premissas do relatório e em consonância com o Decreto Municipal de Publicidade da Cidade de Salvador.
Portanto, o projeto de regulamentação publicitária favorece sua promoção, ordenando as manipulações visuais e permitindo ao observador a leitura das várias gamas de ofertas, auxiliando-o na escolha dos produtos ou serviços que lhe interessam, ao tempo em que incentiva-o à compreensão do espaço e do espírito de cidadania e do amor à sua cidade.